JUBILEU DE PRATA CAPELA SÃO JOÃO BATISTA
- Pastoral da Comunicação
- 6 de abr.
- 3 min de leitura
Uma história de fé, empenho e unidade comunitária!

Com grande alegria e gratidão, a Paróquia São Francisco de Assis celebra, neste mês de abril de 2025, o Jubileu de Prata da Capela São João Batista. São 25 anos de caminhada marcada pela fé, pelo esforço conjunto e pela presença viva do Evangelho no cotidiano das famílias da Comunidade.
A motivação para a criação da comunidade surgiu do então pároco Monsenhor Adwalter Carnielli, grande incentivador da construção não apenas da estrutura física da capela, mas de toda a vida comunitária. Com sua fé firme e amor à missão, ele não só indicou o padroeiro — São João Batista, por quem tem grande devoção — como também literalmente pôs a mão na massa, tendo sido visto muitas vezes pelos fiéis preparando a massa ou até mesmo rebocando as paredes da capela.

A primeira missa de lançamento da Pedra Fundamental foi celebrada em 1997 pelo Pe. Adwalter no terreno da capela, que já se encontrava preparado para o início das obras. Foi ali que, com altar, som e bancos improvisados, a comunidade se reuniu de forma simples, mas com grande emoção e reverência, para receber naquele local a presença de Jesus Eucarístico.
Movidos pela fé, coragem e um forte espírito de comunhão, os fiéis transformaram em realidade o sonho de ter um espaço sagrado mais próximo de seus lares. Desde o início, a comunidade se formou em torno da união e da solidariedade. Famílias inteiras se envolveram com entusiasmo nas obras da capela, nos primeiros eventos e mutirões, e também na formação das equipes de liturgia, música, dízimo e acolhida, que garantiam a beleza e a vivacidade das celebrações. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas durante a construção, a perseverança se manteve inabalável e no ano jubilar de 2000 a capela foi inaugurada.

Hoje, a Capela São João Batista é mais que uma construção: é um verdadeiro lar espiritual. Um espaço aconchegante onde famílias inteiras, desde as crianças até os idosos, encontram acolhimento, fé e pertencimento. Mantida viva pela força da comunidade, que não cessou de servir, evangelizar e sonhar, ela segue fiel à sua missão. Que o exemplo de São João Batista — aquele que preparou os caminhos do Senhor com coragem, humildade e verdade — continue a inspirar esta comunidade a proclamar Cristo com alegria.. Que os próximos anos tragam ainda mais bênçãos, e que as futuras gerações mantenham acesa a chama da fogueira da fé, levando adiante o legado do nosso padroeiro.
São João Batista, rogai por nós!
Agradecimentos
Por ocasião deste jubileu, elevamos nosso mais sincero agradecimento, primeiramente a Deus, fonte de toda graça e inspiração durante esta trajetória.
Agradecemos também aos padres que passaram por nossa comunidade e, em especial, o Monsenhor Adwalter, grande idealizador e incentivador da construção da Capela São João Batista. A ele, nosso reconhecimento por ter sonhado conosco esse lugar sagrado. Reconhecemos com gratidão todos os demais sacerdotes que contribuíram com sua presença e dedicação na formação de uma comunidade consolidada na fé, e ao nosso atual pároco, Padre Celso Porto Nogueira, que vem promovendo as merecidas reformas na capela e nos espaços comunitários, nosso muito obrigado. Também somos imensamente gratos a todos que atuaram na construção, serviram nas celebrações e dedicaram tempo e talento para edificar esta comunidade — não citaremos nomes para não correr o risco de esquecer ninguém, mas levamos todos no coração. Agradecemos tanto aos que ainda hoje continuam firmes na missão quanto aos que já partiram para os braços do Pai. Que Deus recompense abundantemente a todos!
Agradecimentos finais
Agradecemos aos membros da Comunidade São João Batista que compartilharam suas lembranças e ajudaram a contar essa bela história de fé e união. Que Deus os abençoe por manterem viva a memória da nossa caminhada.
























Comments