Buscar

Natividade de São João Batista


Celebramos no dia 24 de Junho a natividade de São Joao Batista, o último e maior de todos os profetas. O único santo, ao lado de Jesus e da Virgem Maria, o qual se celebra seu nascimento e seu martírio em reconhecimento à missão única deste que foi escolhido por Deus para ser o precursor de seu Filho, Jesus.


Os desígnios de Deus em sua vida são notados desde de antes de sua concepção. Um milagre foi anunciado pelo Anjo Gabriel ao seu pai Zacarias: sua mãe Isabel, que era uma mulher estéril e, assim como Zacarias, de idade avançada, conceberia um filho que deveria se chamar João. Durante o sexto mês de sua gestação, por ocasião da visita de Virgem Maria à sua prima Isabel, exultou de alegria, por obra do Espírito Santo, diante da presença do Cristo Salvador, àquele a quem veio anunciar.


No deserto, às margens do Rio Jordão, João Batista pregava o arrependimento dos pecados e a conversão à Deus por meio do Batismo. E assim seguia humildemente sua missão de preparar os corações para acolher o Messias, que assim anunciava: eu vos batizo na água, e eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de desatar-lhe a correia das sandálias, Ele vos batizará no Espírito Santo e no Fogo. (Lucas 3,16)


E foi na água que batizou o próprio Cristo, não por sua vontade, mas porque Jesus o advertiu que deveriam seguir a vontade do Pai. E sobre o Batismo testemunhava: eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo. (João 1,33)

Mesmo neste difícil momento de pandemia, não deixemos apagar em nossos corações a fogueira de São João, daquele que reta e destemidamente não hesitou em nos apontar o caminho para Luz.


São João Batista, rogai por nós!

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo