top of page
Buscar

Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma

A Quarta-feira de Cinzas é uma data cristã que marca o início da Quaresma, um período de 40 dias de preparação para a Páscoa. Trata-se de um tempo de reflexão, conversão, jejum e oração.


Foi devido à prática antiga de abençoar cinzas e colocá-las na cabeça dos fiéis que a celebração recebeu esse nome. Essas cinzas são produzidas a partir da queima das ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.


O gesto simbólico das cinzas na cabeça é acompanhado pela frase "Lembra-te que és pó e para o pó hás de voltar" ou "Convertei-vos e crede no Evangelho". Essa celebração destaca a fugacidade da vida e a importância do arrependimento.


A Quarta-feira de Cinzas marca o início de um período de penitência, reflexão e autoexame, que culmina na celebração da Páscoa, a principal festividade cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.


Vale lembrar que este é tradicionalmente um dia de jejum e abstinência de carne para os católicos. Essas práticas têm o objetivo de expressar arrependimento, humildade e sacrifício.


Confira a programação de missas na paróquia!




154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page