Conheça um pouco da nossa história!

O contexto histórico da Paróquia São Francisco de Assis em Jardim da Penha é repleto de fatos marcantes e registros memoráveis, frutos do empenho de muitas pessoas que se uniram, confiaram em Deus para realizar um sonho, que só foi possível com coragem, vencendo desafios, e acima de tudo, com Fé.

Antes de se tornar paróquia, esteve unida à paróquia Cristo Redentor de Goiabeiras. A Prefeitura de Vitória, em 1982, doou o terreno da Praça Aníbal Anthero Martins, com iniciativa do grupo de católicos que se reuniam em Círculos Bíblicos na Escola Álvaro de Castro Mattos, onde Pe. Adwalter Antônio Carnielli celebrava a Santa Missa.

A comunidade deu, então, início à construção da sua tão sonhada igreja. Em 26 de fevereiro de 1983, foi instituída a quase Paróquia, com várias equipes se desenvolvendo para servir, desabrochando a missão pastoral da igreja com a Catequese, Pastoral Familiar, Jovens, Legião de Maria, Liturgia, Finanças e Equipe de Oração. No alvorecer do dia 22 de fevereiro de 1992, foi instituída a Paróquia São Francisco de Assis, de Jardim da Penha através do decreto assinado pelo Pe. Arnóbio Passos Cruz (Chanceler do Arcebispado) e por Dom Silvestre Luis Scandian (Arcebispo Metropolitano). Pe. Adwalter Antônio Carnielli foi então nomeado o primeiro pároco da nova paróquia.

A ampliação da paróquia se deu com a criação das comunidades Santa Clara de Assis em 1992, Nossa Senhora Aparecida em 1996 e São João Batista em 1997.

Padre José Pedro Luchi foi o segundo pároco, de fevereiro de 2001 a fevereiro de 2007. Foi um paroquiato marcado pelo trabalho pastoral ascendente e a criação da Comunidade Divino Espírito Santo e do Centro de Evangelização Santa Clara (Cescla). Muitos outros serviços que floresceram e continuam a dar frutos foram estimulados nessa época.

O Pe. Humberto Wuyts, falecido, foi o terceiro pároco, de fevereiro de 2007 a dezembro de 2010. Nesse período iniciaram-se os estudos para elaboração do novo projeto para a Matriz São Francisco e Assis, devido à necessidade de ampliar o espaço na Igreja, e assim, oferecer maior conforto aos fiéis. O projeto foi aprovado em janeiro de 2009.

O Pe. Josemar Stein, quarto pároco, de dezembro de 2010 a outubro de 2014, iniciou a implantação do projeto aprovado para a construção da nova Igreja Matriz. As propostas de crescimento eram desafiadoras. Houve interesse de preservar os 4 afrescos de São Francisco de Assis, de alto valor artístico, confeccionados pelo pintor italiano Alberto Bogani, em 1999, no período que Pe. Adwalter era pároco. Graças ao uso de alta tecnologia e do apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), foi possível preservar as pinturas que hoje se encontram no térreo da igreja.

Em outubro de 2014, foi nomeado o quinto pároco, Pe. Adenilson Antonio Schmidt, que se empenhou em concretizar o projeto da nova Matriz, além de reformar as igrejas de nossas comunidades. Mesmo diante da crise econômica que atravessávamos, com a colaboração dos paroquianos esses projetos foram ganhando forma. O afloramento de muitas pastorais e movimentos, sobretudo aqueles ligados à vocação jovem, foram intensos.

Em janeiro de 2021 é recebido em nossa paróquia o sexto pároco, Pe. Celso Porto Nogueira, que dá continuidade ao projeto de melhoramento da nova Matriz e trabalho de nossas pastorais. É um trabalho árduo, mas compensador, de vivenciar o crescimento dos trabalhos pastorais de uma paróquia dinâmica, que ainda necessita de muitos operários para messe, pois grande é o campo da evangelização.

Destacamos os Vigários que também fizeram sua caminhada missionária e deixaram marcas na história da Paróquia: Pe. Davi, Pe. João Marcelo dos Santos, Pe. Anderson Teixeira, Pe. Adenilson Schimidt, Pe. Renato Criste Covre, Pe. Jairo Antônio de Souza, Pe. Esteban Suarez, Pe. Celso Nogueira, Pe. Odésio Costa, Pe. Hugo de Souza, Pe. Edmilson Boechat, Pe. Jacqueson Pimentel, Pe. Osmar de Oliveira Braido, Pe. José Paulino Francisco Neto e Pe. Eder Hoffmam Daniel.

Párocos
IMG_5729_edited.jpg