SACRAMENTOS

Os Sacramentos são os canais por onde flui a salvação de todos os homens, que Cristo conquistou com a Sua Morte e Ressurreição. Eles se relacionam intimamente com Cristo, com a Igreja e com toda a Liturgia. Há em todos eles um denominador comum, que é o conceito de sinal (seméion, em grego) eficiente ou sinal que realiza o que ele assinala.

Os Sacramentos são esses sinais comunicadores da graça divina, por isso o cristão não pode ficar sem recebê-los. Eles dão continuidade à santíssima humanidade de Cristo, que assinalava e realizava a salvação dos homens. Por esse motivo a Igreja, Corpo de Cristo prolongado, com os sete Sacramentos forma a ordem sacramental através do qual a vida eterna do Pai flui até cada indivíduo em particular.

Assim, os Sacramentos nos acompanham em toda a vida, a fim de que a vida espiritual não pereça, e sejamos felizes sempre na companhia de Cristo, para que possamos chegar “ao estado de homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (cf. Ef 4, 13; 1Cor 2,6).

Para saber um pouco mais sobre cada sacramento, assim como os requisitos para recebê-los, clique no ícone correspondente.

 

Para acessar as informações e orientações referentes à cada um dos sacramento, clique no ícone correspondente:

IMG_5706.PNG

BATISMO

"Ide, ensinai todas as gentes, batizando-as, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"

(Mt 28, 19)

IMG_5709.PNG

EUCARISTIA

"Quem come a minha carne e bebe o

meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia"

(Jo 6, 54)

png vazio

       .

"Os apóstolos ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam"  

(Mc 6, 13)  

IMG_5710.PNG

CONFISSÃO

"Se confessarmos os nossos pecados, Deus ai está; fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda iniquidade"

(1 Jo 1, 9)

IMG_5708.PNG

MATRIMÔNIO

"O Homem deixará seu pai e sua mãe,

se unirá à sua mulher e os dois não serão

 senão uma só carne"

(Mc 10, 8-9)

IMG_5712.PNG

UNÇÃO DOS ENFERMOS

"Os apóstolos ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam"

(Mc 6, 13)

IMG_5707.PNG

CRISMA

“Eu pedirei ao Pai e ele lhes dará outro auxiliador, o Espírito da verdade, para que permaneça com vocês para sempre!”

(Jo 14, 16)

IMG_5711.PNG

ORDEM

"Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi"

(Jo 15, 16)

SACRAMENTO DO BATISMO
 

O Batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã, incorporando o fiel à comunidade católica, ao grande Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja em si. O Batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado. Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Confere também as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro inalienável da Igreja e também pertence para sempre a Cristo.

Na Igreja Católica, o Batismo é dado tanto às crianças como aos convertidos adultos que não tenham sido antes batizados em alguma outra religião (o batismo da maior parte das igrejas cristãs é considerado válido pela Igreja Católica visto que se considera que o efeito chega diretamente de Deus independentemente da fé, embora não da intenção, do sacerdote).

Os adultos que ainda não receberam os sacramentos do Batismo, Crisma e primeira Eucaristia podem, ao invés de receber esses sacramentos isolados, fazer uma única formação e, como Catecúmenos, receber os três sacramentos.

Pré-requisito e documentos necessários para receber o Sacramento do batismo (Crianças):

Para receber o sacramento é necessário preencher a ficha de inscrição e levá-la à secretaria paroquial juntamente com os documentos abaixo:

Pais da criança

- Certidão de Nascimento da criança;

- Comprovante de Residência (atualizado);

- Certificado de participação no Curso de Preparação;

Padrinhos de Batismo:

- Cópia da Certidão do CRISMA;

- Cópia do documento com foto (RG, CNH, Passaporte, outros);

- Certidão de Casamento (Apenas casados são autorizados de acordo com as orientações da Igreja. Casais em União Estável não são permitidos);

- Certificado de participação no Curso de Preparação.

Padrinho e/ou Madrinha de Consagração:

- Nome Completo

Obs.: Pode ser casal ou solteiros. Não é necessário participar do curso de preparação.

FICHA DE INSCRIÇÃO BATISMO (CRIANÇAS)

Inscrições para o catecumenato (preparação para recebimento dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma) - Adultos:

Os adultos que desejam se preparar para receber os sacramentos da Eucaristia, Batismo e Crisma devem fazer a inscrição para o catecumenato. Clique aqui para saber mais.

 
SACRAMENTO DA CONFISSÃO

É a confissão dos pecados a um sacerdote, que aplica a penitência para, uma vez cumprida, propiciar a reconciliação com Cristo. Por outras palavras, é o sacramento que dá ao cristão católico a oportunidade de reconhecer as suas faltas e, se delas estiver arrependido, ser perdoado por Deus.

A Igreja Católica considera o sacramento da penitência um ato purificador, que deve ser praticado antes da Eucaristia, para que esta seja recebida com a alma limpa pelo perdão dos pecados. Mas, entende-se também que esse efeito purificador é salutar, sendo benéfico para o espírito cada vez que é praticado.

O sacerdote é rigorosamente e totalmente proibido de revelar o que ouve dos fiéis no confessionário. O descumprimento desse dever é considerado um dos maiores e mais graves pecados que um sacerdote pode cometer e o sujeita a penalidades severíssimas impostas pela Igreja.

Procedimento para receber o sacramento:

  1. Prepare-se espiritualmente para a realização do sacramento. Caso necessário, utilize um dos modelos de exame de consciência disponibilizados no site.

  2. Procure um sacerdote durante os horários de atendimentos dos padres ou, de acordo com a disponibilidade do sacerdote, logo antes/depois de uma missa durante os dias de semana. Durante o final de semana os padre não atenderão confissão antes/depois das missas. 

  3. Pratique a penitencia informada pelo sacerdote

Visita do sacerdote para recebimento do sacramento da confissão (doentes):

Reserva-se para aqueles que se encontram impossibilitados de irem até a secretaria paroquial a opção de receber a visita do padre em casa ou no hospital para realização do sacramento da reconciliação. Para isso é necessário entrar em contato com a secretaria paroquial e solicitar tal atendimento.

 
SACRAMENTO DA EUCARISTIA

É a celebração em memória de Cristo, recordando a santa ceia, a paixão e a ressurreição, em que o Cristão recebe a hóstia consagrada. No sacramento da Eucaristia, a hóstia consagrada (corpo) e o vinho consagrado (sangue) são distribuídos aos fiéis, que o colocam na boca e ingerem lenta e respeitosamente.

Para comungar do Corpo e Sangue do Senhor, o fiel deve estar em “estado de graça”, ou seja, deve ter antes confessado os seus pecados e recebido o perdão divino através do sacramento da Confissão ou Penitência.

Orientações para comungar nas mãos:

  1. Devemos nos preparar colocando uma mão sobre a outra. Não se deve pegar a hóstia no ar, mas esperar que o ministro a coloque na palma de nossa mão.

  2. O ministro que nos dá a comunhão diz "O corpo e Sangue de Cristo" e nós devemos responder em voz alta "Amém" para que ele ouça claramente, já que se trata de uma profissão de fé.

  3. Ao receber a hóstia, o fiel não deve fazer gestos ou sinais com ela, mas apenas tingir levemente no Sangue do Senhor e levá-la diretamente a boca na frente do ministro. Ao tingir no Sangue do Senhor, o fiel deve utilizar de sua mão livre para fazer uma espécie de patena, de maneira que, caso alguma gota caia, essa seja coletada pela palma da mão.

  4. É importante verificar se nenhuma partícula da hóstia consagrada ou gota do vinho consagrado caiu em nossas mãos, pois mesmo na menor partícula, Deus se faz presente. Caso isso tenha acontecido, comungue essa partícula.

Orientações para comungar diretamente na boca

  1. Devemos nos preparar colocando as duas mãos para trás de modo que o ministro entenda que o nosso desejo é comungar na boca.

  2. O ministro que nos dá a comunhão diz "O corpo e Sangue de Cristo" e nós devemos responder em voz alta "Amém" para que ele ouça claramente, já que se trata de uma profissão de fé.

  3. Ao receber a hóstia consagrada tingida com o vinho consagrado na boca, o fiel não deve usar de suas mãos para colocá-la na boca, mas deixar que o ministro faça esse papel.

Visita do sacerdote ou ministro extraordinário para recebimento da Sagrada Comunhão (doentes):

Os doentes ou incapazes de participar da Santa Missa possuem a opção de  receber a Santíssima Eucaristia em casa ou no hospital. Para isso o doente ou algum responsável deve entrar em contato com a secretaria paroquial e solicitar tal atendimento

Inscrições para a catequese (preparação para recebimento do sacramento pela primeira vez) - Crianças:

A finalidade da catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo, e à participação em sua missão (Cf. Catecismo da Igreja Católica 426-429).

Um dos grandes desafios e também fonte de muita alegria na Catequese é o envolvimento da família dos catequizandos. Colaborar com os pais é o que queremos fazer enquanto catequistas.” A Igreja é uma Família de famílias”. Por isso precisamos voltar o nosso olhar para a “Igreja Doméstica”. A catequese não caminha se os pais não
estiverem ligados, porque são fundamentais no processo catequético. 

Os encontros da catequese são semanais e com duração de 1h30 min.

PRÉ-REQUISITOS:

  1. Ter 08 anos completos até o início dos encontros catequéticos.

  2.  Apresentar comprovante do Sacramento do Batismo (Os não batizados não precisam apresentar. Esses irão receber o Sacramento do Batismo junto com a primeira eucaristia) e uma foto 3X4.

PROCEDIMENTO:

  1. Os pais deverão entrar em contato com a secretaria paroquial e informar os seguintes dados: Nome da Criança, Filiação, Telefone para contato e Comunidade que participa.

  2. No momento oportuno, as catequistas entrarão em contato para agendar uma visita missionária, quer seja, online ou presencial.

Inscrições para a catequese adulta:

PRÉ-REQUISITOS:

  1. Ter 11 anos completos até o início dos encontros catequéticos.

  2.  Apresentar comprovante do Sacramento do Batismo, Sacramento do Matrimônio (se for casado) e uma foto 3X4. (Obs.: Os adultos não batizados devem se inscrever para participar do catecumenato).

Obs.: Pessoas em situação irregular perante a igreja ( casado somente no civil, união estável, 2ª união etc), devem procurar imediatamente seu catequista para que ele direcione o melhor caminho.

PROCEDIMENTO:

  1. Deve-se entrar em contato com a secretaria paroquial e informar a seguintes informações: Nome, Filiação e Telefone para contato.

  2. O horário dos encontros serão informados pela secretaria paroquial.

  3. A ficha de inscrição é preenchida no primeiro encontro.

 

Inscrição para o catecumenato (preparação para recebimento dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma) - Adultos:

Os adultos que desejam se preparar para receber os três sacramentos devem fazer a inscrição para o catecumenato. Clique aqui para saber mais.

 
SACRAMENTO DO CRISMA

Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada crismando que pede à Deus esse dom. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

A Crisma é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

Os padrinhos de crisma são convidados ao encargo de acompanhar o crismando na sua caminhada  de fé, não sendo meros elementos decorativos na Crisma. Ser padrinho ou madrinha tem seu sentido enquanto membro atuante da comunidade, cristão comprometido na sociedade e acompanhando o crismando na sua caminhada como amigo e discípulo.

PRÉ-REQUISITO PARA SE CRISMAR:

- Ser batizado;

- Se casado, ter matrimônio sem impedimento  canônico.

- Se separado, sem impedimento canônico.

- Possuir  15 anos completos até a data da Crisma

- Participar assiduamente dos encontros e retiros de preparação.

PRÉ-REQUISITOS PARA SER PADRINHO DE CRISMA:

- Possuir no mínimo 16 anos completos;

- Ter recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.

- Não ter impedimento canônico para exercer tal função;

- Seja designado pelo próprio crismando;

- Não ser pai ou mãe do crismando;

- Não ser amasiado;

- Não ser namorado(a), noivo(a) ou esposo(a) do crismando;

- Ser cristão comprometido na sociedade e suficientemente maduro na fé católica;

- Participar do encontro de preparação.

Procedimento para receber o sacramento do crisma

  1. Durante o período de abertura das inscrições (normalmente julho ou agosto) ir a secretaria paroquial e preencher a ficha de inscrição.

  2. Escolher junto à secretaria o melhor horário e dia para participar dos encontros (dentre as opções disponíveis).

  3. Participar dos encontros semanais e retiros de aprofundamento. 

Inscrição para o catecumenato (preparação para recebimento dos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma) - Adultos:

Os adultos não batizados que desejam receber o sacramento da crisma podem participar dos encontros do catecumenato e se preparar para receber os três sacramentos da iniciação cristã de uma vez. Clique aqui para saber mais.

 
SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO

"A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e a geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, a dignidade de sacramento por Cristo Senhor."

Deus nos fez para a felicidade, não nascemos para viver sozinho, mas sim com uma companhia. O Pai quando criou o homem, deu a ele uma companhia: Eva. Deus também acrescentou: ‘Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne’ (Gn 2, 24).

Esse ato de se juntar com o sexo oposto para juntos viverem em uma só carne é o próprio Sacramento do Matrimônio. Este é um Sacramento de Serviço (junto com a Ordem), através dele nos unimos ao sexo oposto para juntos construirmos uma família. O matrimônio é uma doação total ao outro e a Deus, somos chamados a construir uma família cristã, com pensamentos retos e morais.

 

São realizados de 5 a 8 encontros e são os noivos que sinalizam para o casal acolhedor o ritmo a ser seguido por ele. Os temas dos encontros são: "Apresentação", "O sacramento do matrimônio", "O amor conjugal", "Conhecimento de si e do outro", "Comunicação e diálogo", "Sexualidade e planejamento familiar", "Economia do lar (Finanças)", "Rito do casamento religioso", "Aspectos jurídicos-canônicos do matrimônio" e "Espiritualidade do casal".

PRÉ-REQUISITOS:

  1. Pelo menos um dos noivos deve participar na Paróquia São Francisco de Assis em Jardim da Penha;

  2. Preencher a ficha de inscrição com pelo menos 6 meses antes da data do casamento;

  3. Participar dos encontros de formação. 

  4. Pode acontecer de mais de 1 tema ser abordado num encontro.

DOCUMENTOS PARA ABERTURA DO PROCESSO MATRIMONIAL:

  1. Cópia da certidão de Nascimento dos noivos;

  2. Cópia do comprovante de Residência dos noivos;

  3. Cópia do RG.

DOCUMENTOS A SEREM ENTREGUES DURANTE O PROCESSO:

  1. Comprovante de participação do curso de noivos (Os noivos poderão fazê-lo em outra paróquia, ficando a critério dos mesmos);

  2. Cópia autenticada da certidão de casamento civil;

PROCEDIMENTO PARA RECEBIMENTO DO SACRAMENTO:

  1. Agendar a data do casamento na igreja em que desejarem realizar a cerimônia religiosa;

  2. Abrir o processo matrimonial, junto a secretaria da paróquia em que um dos noivos reside, levando os documentos necessários e a ficha de inscrição (ficha de inscrição 1) matrimonial preenchida na Secretaria paroquial no mínimo 6 meses de antecedência da data do casamento. Nesse momento se paga a taxa de casamento.

  3. Preencher a ficha de inscrição do curso de noivos (ficha  de inscrição 2) e no curso de preparação para o matrimônio na secretaria da paróquia em que, pelo menos, um dos noivos reside no mínimo 6 meses de antecedência da data do casamento;

  4. Preencher a ficha de dados das testemunhas do casamento religioso (ficha de inscrição 3). Esses dados devem ser entregues na secretaria da paróquia onde os noivos abriram o processo matrimonial ao menos 30 dias antes do casamento;

  5. Marcar a data para fazer o Juramento junto na secretaria paroquial.

  6. Agendar a data do casamento civil para, no mínimo, 1 semana antes do casamento religioso e entregar, o mais rápido possível, a cópia autenticada da certidão na paróquia onde os noivos abriram o processo matrimonial.

  7.  Confirmar se a cerimônia está de acordo com as orientações da igreja (anexo 1)

FICHA DE INSCRIÇÃO 1

PROCESSO MATRIMONIAL

FICHA DE INSCRIÇÃO 2

CURSO DE NOIVOS

FICHA DE INSCRIÇÃO 3

DADOS DAS TESTEMUNHAS

ORIENTAÇÕES PARA A CERIMÔMIA (ANEXO 1)

 
SACRAMENTO DA ORDEM

A ordem é o sacramento graças o qual a missão confiada por Cristo aos Seus apóstolos continua a ser exercida na Igreja até o fim dos tempos. Nela, quem é ordenado recebe o dom do Espírito Santo, concedido por Cristo pelo bispo e que lhe dá autoridade sagrada.  Nele, o sacerdote continua sobre a terra a obra redentora de Cristo, afirma São João Maria Vianney.

Aqueles que sentirem o Chamado de Deus e desejarem ingressar no seminário devem participar dos encontros vocacionais promovidos pelo Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha. Os encontros ocorrem todo terceiro final de semana de cada mês.

Os encontros vocacionais são direcionados aos jovens a partir dos 15 anos que estejam cursando o último ano do ensino médio ou que já tenham concluído seus estudos.

Informações e dúvidas adicionais podem ser retiradas no site www.semaves.com.br ou através dos telefones (27) 3227-8601 ou (27) 99943-0934.

SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS
 

A Unção dos Enfermos é um sacramento celebrado na Igreja na situação de doença grave ou de perigo de morte de um fiel. A Santa Mãe Igreja, sempre sensível e cheia de compaixão diante da experiência de sofrimento de seus filhos, administra esse sacramento com o objetivo de fazer com que o fiel doente ou em perigo de morte possa se unir livremente à Paixão do Senhor e participar de sua Ressurreição, sendo salvo de seus pecados e recebendo a força do Espírito Santo.

O sacramento é ministrado toda última terça-feira de cada mês na Missa da Saúde. A missa ocorre sempre às 16h na comunidade Matriz São Francisco de Assis.

Em casos excepcionais em que a pessoa se encontre impossibilitada de participar da Missa da Saúde é possível marcar uma visita do sacerdote ao doente. Para agendar a visita é necessário entrar em contato com a secretaria paroquial e solicitar tal atendimento.

 
CATECUMENATO (INICIAÇÃO CRISTÃ PARA ADULTOS)

A Iniciação Cristã dos Adultos começa desde a entrada no catecumenato, para atingir seu ponto culminante em uma única Celebração dos três Sacramentos: Batismo, Confirmação (Crisma) e Eucaristia.

O catecumenato ou formação dos catecúmenos, tem por finalidade permitir a eles, em resposta à iniciativa divina e em união com uma Comunidade Eclesial, levar a conversão e a fé, à maturidade. Trata-se de uma “formação a vida cristã integral, pela qual os discípulos são unidos a Cristo, seu Mestre. Por isso, os catecúmenos devem ser iniciados nos mistérios da salvação e na prática de uma vida evangélica, e introduzidas, mediante ritos sagrados celebrados em épocas sucessivas, na vida da fé, da liturgia e da caridade do povo de Deus”.

Para receber os Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, os encontros tem a duração de 18 meses (1 ano e 06 meses) com encontros semanais de 01 hora e 30 minutos.

PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO CATECUMENATO:

  1. Não ter recebido os três sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma;

  2. Possuir idade mínima de 11 anos completos até a data do início dos encontros.

PROCEDIMENTO PARA RECEBIMENTO:

  1. Entrar em contato com a secretaria paroquial e passar as seguintes informações: Nome e Telefone de contato;

  2. No primeiro encontro será preenchida a ficha de inscrição. O catecúmeno deve levar cópia de Certidão de Nascimento ou RG, ou Certidão de Casamento.

 

Obs.: Pessoas em situação irregular perante a igreja ( casado somente no civil, união estável, 2ª união etc), devem procurar imediatamente seu catequista para que ele direcione o melhor caminho.