top of page
Buscar

Transfiguremos nosso ser para irradiar a luz de cristo

Atualizado: 19 de mar. de 2022

“Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante”. (Lc 9, 28-29)

A montanha, na Sagrada Escritura, é sempre o local da revelação de Deus. No evangelho de hoje, Jesus sobe ao monte acompanhado de alguns de seus discípulos, ou seja, Cristo, com este gesto, nos remete a comunidade, onde expressamos a unidade e somos ajudados através da oração comum. Além disso, retirado na intimidade com o Pai do céu, nos ensina que, antes de assumirmos um compromisso com o próximo, se faz necessária uma profunda experiência com Deus.

A oração fervorosa, aquela que brota do íntimo do coração, tem o poder de transformar-nospermanentemente, gerando uma mudança que transborda para o exterior. Nossa aparência passa a demonstrar o que vivenciamos através da intimidade com Deus, nos tornando diferentes, à medida quevamos construindo uma nova história.

Na Palavra narrada por Lucas para este 2º Domingo da Quaresma, vemos que de dentro de Cristo se apresentam Moisés e Elias, a Lei e a Profecia,respectivamente. A passagem da Transfiguração nosapresenta, antecipadamente, a glorificação de Deus, verdade reafirmada através do Salmo 34,6 “Contemplai-o e ficareis radiantes”.

Diante disso, façamo-nos a seguinte pergunta: Queremos transfigurar nosso ser? Estamos dispostos a irradiar a luz de Cristo aos demais?

No decorrer desse evangelho vemos que Pedro não quer mais sair do local, após experenciar este momento único. Tal gesto, demostrado pelo discípulo, indica o quão maravilhoso é estar com Cristo. No entanto, é necessário descer a montanha e enfrentar os desafios da vida, agora, porém, com Jesus no coração e inundados da felicidade em anuncia-lo, não importando as dificuldades desta missão. O Espirito Santo precisa nos cobrir por inteiro! Permitamos que esta graça aconteça,diariamente, em nossas vidas.

A nuvem que cobre Jesus Cristo é o Espirito Santo e a voz que dela sai, nos remete ao Batismo doSenhor, narrado por Mateus 3,17 “ouviu-se uma voz do céu que dizia: Este é o meu Filho querido, o meu predileto”. São os mesmos dizeres do Evangelho de hoje. Você é batizado? Vamos, portanto, nos colocar a disposição de Cristo no projeto de evangelização,profetizando e vivendo a lei do amor, através doacolhimento ao próximo. Aproveitemos esse tempo quaresmal com sabedoria, para reconhecermos este momento como o melhor retiro que a Igreja preparapara cada um de nós.

Padre Osmar de Oliveira Braido

Vigário Paroquial

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page