Conforme anúncio do Santo Padre, a Matriz São Francisco de Assis é uma Igreja Jubilar Franciscana!
- Pastoral da Comunicação

- 19 de jan.
- 2 min de leitura

A Igreja vive, neste tempo, uma graça especial: o Ano Jubilar Franciscano, celebrado em memória dos 800 anos da Páscoa de São Francisco de Assis, momento que recorda o trânsito do santo para a vida eterna e o coroamento de uma existência inteiramente entregue a Deus, aos irmãos e à criação.
Conforme anúncio do Santo Padre, foi proclamado para 2026 um Ano Jubilar Franciscano, concedendo à Igreja a oportunidade de voltar o olhar para o testemunho luminoso de São Francisco de Assis, modelo de conversão, pobreza evangélica e incansável promotor da paz. Como sinal concreto dessa graça, a Matriz São Francisco de Assis foi oficialmente designada como Igreja Jubilar Franciscana, tornando-se lugar privilegiado de peregrinação, oração e reconciliação.
Entre os dias 10 de janeiro de 2026 e 10 de janeiro de 2027, todos os fiéis cristãos são convidados a viver intensamente este tempo jubilar, seguindo o exemplo do Santo de Assis e tornando-se, em meio ao mundo, testemunhas da paz, da fraternidade e da santidade de vida.
A graça da Indulgência Plenária
Durante o Ano Jubilar Franciscano, a Igreja concede aos fiéis a possibilidade de receber a Indulgência Plenária, que é a remissão total da pena temporal devida pelos pecados já perdoados na Confissão. Trata-se de uma graça extraordinária, concedida pela Igreja a partir dos méritos de Cristo e dos santos, pela qual a alma é purificada, ficando livre como no dia do Batismo.
Para alcançar essa indulgência, nas condições habituais estabelecidas pela Igreja, é necessário:
a Confissão sacramental, realizada nos oito dias anteriores ou posteriores;
a participação na Santa Missa e a recepção da Comunhão Eucarística;
a peregrinação a uma igreja conventual franciscana ou a um local de culto dedicado a São Francisco de Assis, em qualquer lugar do mundo;
e a oração segundo as intenções do Papa.
Um presente para a Igreja de hoje
O Ano Jubilar Franciscano é, verdadeiramente, um presente de esperança para a Igreja e para o mundo, especialmente em tempos marcados por guerras, divisões e tantas feridas sociais. Como recordou o Santo Padre em sua mensagem, “a paz é a soma de todos os bens de Deus, um dom que desce do Alto”. Não se trata de uma construção apenas humana, mas de um dom que deve ser acolhido, vivido e testemunhado diariamente.
Neste espírito, a Paróquia convida todos os fiéis a redescobrirem o carisma franciscano, que permanece atual e necessário: a simplicidade de vida, a conversão sincera do coração, o amor preferencial pelos pobres, o cuidado com a criação e o compromisso com a fraternidade universal.
Que este Ano Jubilar seja, para nossa comunidade, um tempo de renovação espiritual, de reencontro com o essencial do Evangelho e de fortalecimento da fé, seguindo os passos daquele que, há 800 anos, ensinou o mundo a viver dizendo:
Paz e Bem! 🕊️🤎















Comentários