Paróquia São Francisco de Assis comemora 32 anos

No dia 22 de fevereiro de 1992, um decreto assinado pelo Pe. Arnóbio Passos Cruz, então chanceler do Arcebispado, e por Dom Silvestre Luis Scandian, Arcebispo Metropolitano à época, instituiu a Paróquia São Francisco de Assis, de Jardim da Penha.

Trinta e dois anos, comemorados hoje, se passaram desde então, quando o monsenhor Adwalter Antônio Carnielli foi nomeado o primeiro pároco da nova paróquia.

Ao longo dos anos, cinco comunidades foram implementadas e cinco párocos passaram pelo comando da administração paroquial, que tem à frente hoje o padre Celso Porto Nogueira, atual pároco. Além disso, dois vigários atuam hoje no âmbito paroquial, o padre José Paulino e o padre Lucas Muniz.

Atualmente, são diversos os movimentos e pastorais que dão corpo à paróquia e levam evangelização de diversas formas aos fiéis católicos no bairro de Jardim da Penha.

"É uma alegria celebrar essa data tão especial para nossa paróquia. São 32 anos de muitas histórias e colaborações importantes de sacerdotes, servos e fiéis no geral. Que nosso Deus possa abençoar cada dia mais essa jornada. Parabéns, paróquia São Francisco de Assis!", felicitou Edilaine Chiari, coordenadora da Pastoral da Comunicação.

"Celebrar os 32 anos da paroquia é uma alegria muito grande. Quantas almas foram alcançadas e transformadas, em nossas pastorais e comunidades. Que São Francisco de Assis continue intercedendo pela paróquias e seus fiéis", afirmou Pedro Sarkis, coordenador da Pastoral de Coroinhas e Cerimoniário⁩s.

Origem

Antes de se tornar paróquia, a igreja esteve unidade à paróquia Cristo Redentor, de Goiabeiras. A Prefeitura de Vitória, em 1982, doou o terreno da Praça Aníbal Anthero Martins, com iniciativa do grupo de católicos que se reuniam em Círculos Bíblicos na Escola Álvaro de Castro Mattos, onde Pe. Adwalter Antônio Carnielli celebrava a Santa Missa.

A comunidade deu, então, início à construção da sua tão sonhada igreja. Em 26 de fevereiro de 1983, foi instituída a quase Paróquia, com várias equipes se desenvolvendo para servir, desabrochando a missão pastoral da igreja com a Catequese, Pastoral Familiar, Jovens, Legião de Maria, Liturgia, Finanças e Equipe de Oração.