São Francisco de Assis, Padroeiro da Paróquia

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”

Nascido em Assis, no ano de 1182, São Francisco vinha de uma família rica, esbanjando luxo e vaidade em sua juventude. Doente, durante uma guerra, teve uma experiência sobrenatural ao ouvir uma voz que lhe perguntava: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele respondeu que ao amo. E a voz replicou dizendo: “Porque, então, transformas o amo em criado?” A partir de então, Francisco viu a necessidade de “encontrar a pérola de grande valor” (Mt 13, 44-46).

Enquanto rezava na Igreja de São Damião, ouviu o crucifixo lhe falar três vezes: "Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas". O chamado lhe tocou profundamente, e após um embate com o pai, renunciou à sua herança, decidindo dedicar-se inteiramente a seu Pai Celeste.

Saiu anunciando a Boa Nova do Evangelho passando por vários lugares, como Roma, Chipre, Egito e Síria, atraindo, inclusive, outros companheiros a lhe seguir. Ao retornar à Itália, encontrou a Fraternidade dividida, pois muitos ainda não haviam entendido o sentido da simplicidade evangélica. Isso fez com que ele fosse a Roma e aprovasse a Regra, ato culminante de sua vida. No ano seguinte, recebeu os Estigmas de Cristo, um dom que expressou sua íntima identificação com o Senhor. Morreu em 3 de outubro de 1226, enfraquecido por tanta penitência, sendo canonizado em 1228.

São Francisco, sendo homem, mereceu ser elevado aos céus, porque nesta vida rebaixou-se mais do que todos, não somente por reconhecer sua pequenez pecadora diante de Deus, mas por amor a Cristo humilde e humilhado. Outra característica da espiritualidade de Franciscofoi o sentido da fraternidade universal e o amor pela criação, o que lhe inspirou a escrever o Cântico das Criaturas.

Que pela intercessão do seráfico Francisco, Deus nos ilumine na busca da santidade e das riquezas eternas, não as mundanas.

São Francisco de Assis, rogai por nós!