Ufes de Goiabeiras e Hospital das Clínicas terão missas semanais

A população universitária da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) campus Goiabeiras, e do Hucam – conhecido como Hospital das Clínicas, ambos em Vitória, passa a contar com opções de missas semanais nas unidades a partir desta quinta-feira (01/12).

No caso do campus de Goiabeiras, as santas missas serão realizadas todas as quintas-feiras, às 17 horas, na capela que fica próxima ao posto da GVBus.

Já na unidade hospitalar localizada em Maruípe as celebrações eucarísticas irão acontecer às sextas-feiras, ao meio-dia, a partir do próximo dia 09 de dezembro, tanto para os agentes de saúde e funcionários gerais quanto para o corpo docente e discente.

O padre Celso Pôrto Nogueira, pároco da paróquia São Francisco de Assis, em Jardim da Penha, explica que quando foi criada a paróquia a Ufes foi incluída no seu território de abrangência, sendo de sua responsabilidade o atendimento pastoral à instituição.

Ele lembra que sempre houve missas por lá, solicitadas por diversos grupos.

“Lembramos o da Universidade Renovada, setor da Renovação Carismática, e mais recentemente um grupo de católicos que se comunicavam por rede de mensagens. O Pe. José Luchi, que era também professor na Ufes, celebrava para eles e mais recentemente o pároco de Itapoã, Pe. Hugo”, relembra.

De acordo com o presbítero, desde o final do semestre passado tiveram conversas paraque esse atendimento deixasse de ser algo esporádico para se tornar realmente uma Pastoral Universitária.

“Nosso bispo auxiliar, D. Andherson, tem acompanhado de perto o projeto, que queremos que seja inserido numa visão mais ampla, a de uma Pastoral da Cultura em nossa arquidiocese”, acrescentou.

Padre Celso ressalta que trata-se de um serviço às pessoas que professam a fé católica. “Sejam elas da docência, do corpo de funcionários ou estudantes que passam muito tempo no local e sentem a necessidade de momentos de oração e também de diálogo e aconselhamento espiritual”, finalizou.

Serviço:

Ufes Campus Goiabeiras (Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES, 29075-910). Na capela próxima ao posto do GVBus.

Toda quinta-feira, às 17 horas, a partir do dia 01/12.

Hucam – Ufes (Av. Mal. Campos, 1355 - Santos Dumont, Vitória - ES, 29041-295). Na capela Santa Terezinha do Menino Jesus.

Toda sexta-feira, às 12 horas, a partir do dia 09/12.

Capela da Ufes de Goibeiras. Crédito: Divulgação/Ufes

Capela do Hucam. Crédito: Jorge Lellis